Um dos aspectos mais importantes para a boa aparência é a saúde, brilho e maciez dos cabelos. Todos sabemos o quanto isso contribui para a nossa autoestima e satisfação pessoal.
E engana-se quem pensa que isso é somente para agradar a terceiros. Cada vez mais aprendemos que basta que nossa aparência nos agrade para ficarmos felizes!
E nada como aquele dia em casa para fazer a famosa hidratação para cabelos, com direito a touca e tudo. Ou aqueles 5 minutos a mais no chuveiro para uma hidratação rápida. Hoje vamos aprender a potencializar os efeitos da hidratação.
Para que serve a hidratação?
A indústria de cosméticos tem facilitado a vida dos que se preocupam em manter seus cabelos hidratados, disponibilizando uma variedade de produtos de hidratação para cabelos que atende às variedades de tipos de madeixa. Além disso, há cremes de hidratação para cabelos caseiros e, o mais tradicional, a hidratação feita nos salões de beleza.
Portanto, ficar com o cabelo desidratado é uma opção, já que temos tantos facilitadores para hidratarmos nosso cabelo. E mais, temos vários motivos para hidratarmos o cabelo.
O principal efeito da hidratação para cabelos é a saúde dos fios. Mas, além desse motivo, se queremos dar mais brilho, movimento e fortalecer nossos fios, é melhor deixarmos o cabelo bem hidratado. Sem contar que problemas como ressecamento dos fios podem ser resolvidos com uma boa hidratação.
Como prolongar os efeitos da hidratação?
Se você hidrata seu cabelo e sente que em pouco tempo eles voltam à forma opaca e ressecada que tinham antes, talvez o problema não esteja no tipo de hidratação que você faz, mas em outros fatores de descuido.
Sua hidratação para cabelos pode ter o efeito prolongado se você tiver os seguintes cuidados:
- Frequência da hidratação: a primeira dica é que dá para prolongar, mas não fazer com que a hidratação para cabelos seja permanente. Quem tem o cabelo seco pode fazer hidratação a cada 15 dias. Já os cabelos oleosos podem respeitar um intervalo de 20 dias a cada hidratação;
- Hidratação adequada: há variados produtos para hidratação de cabelos, assim como há variados tipos de cabelo. Consultar um profissional de tricologia é importante para conhecer as especificidades do seu cabelo. Ele poderá indicar uma triscospia para avaliar a saúde capilar e, assim, saber a melhor hidratação para seu cabelo;
- Cabelos quimicamente tratados: a química deixa os cabelos mais frágeis, portanto, é necessário ter cuidados dobrados em cabelos com tintura, alisamento ou descoloração;
- Busque produtos de qualidade: nem sempre a economia é o melhor negócio, pois ela pode custar a saúde de seus fios. Xampus, condicionadores e cremes de hidratação de qualidade rendem mais e trazem melhores resultados;
- Evite água muito quente: isso porque a alta temperatura resseca os cabelos, pode causar queda e aumento da oleosidade;
- Alimentação saudável: alimentos ricos em nutrientes e vitaminas dão aquela força à hidratação do cabelo. Além disso, beber bastante água e praticar atividade física são essenciais para manter seu corpo saudável.
Outras dicas são: diminuir o uso de secador e chapinha e não deixar restos de produtos nos cabelos. Com esses cuidados e a visita a um profissional especializado, os efeitos da sua hidratação para cabelos serão prolongados e, em consequência, seu bem-estar e autoestima!