Maquiagem para criança

Maquiagem para criança: como escolher o produto certo?

Quando o assunto é maquiagem para criança, algumas dúvidas sempre surgem na cabeça dos pais e responsáveis. Afinal, será que é mesmo uma boa ideia? E qual produto escolher?

A verdade é que a maquiagem infantil é um fenômeno cada vez mais comum. E não apenas entre as meninas, pois também há alguns meninos que pedem esse presente.

Porém, independente do caso, é importante destacar que a criança não pode usar maquiagem para adultos. Afinal, a pele infantil é mais sensível e precisa de produtos adequados a faixa etária.

No artigo de hoje vamos descobrir como escolher a melhor maquiagem infantil. E também conferir algumas dicas sobre os cuidados necessários.

Criança pode usar maquiagem?

Usar ou não usar maquiagem na infância questão que divide a opinião de pais e responsáveis. Pois, para algumas famílias não há problema algum com essa prática.

A maquiagem é vista como mais uma brincadeira infantil, uma experiência que integra o desenvolvimento e aprendizado da criança. Além de ser também uma questão cultural.

Isso porque, em muitas culturas, o ato de pintar e enfeitar os olhos, a boca e o rosto como um todo pode ter um significado educativo, social e até religioso.

Todavia, para outras famílias maquiagem é coisa de adulto, e não brincadeira de criança.

Mas, o que dizem os especialistas sobre maquiagem para criança?

A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, é não usar nenhum tipo de produto cosmético e maquiagem em crianças de até os 3 anos de idade. Porém, se possível, evitar o uso até os 5 anos é a melhor escolha.

Além disso, os especialistas também recomendam:

  • Nunca usar maquiagem para adultos;
  • Usar apenas maquiagem para criança aprovada pela Anvisa;
  • Considerar se a criança tem alergias ou a pele muito sensível;
  • Prestar atenção nas reações da pele da criança aos produtos;
  • Suspender o uso e procurar um médico ao menor sinal de que algo está errado.

O uso cotidiano de maquiagem para criança também deve ser evitado. Portanto, o melhor é que a maquiagem seja uma brincadeira menos frequente, e supervisionada por um adulto.

Essas recomendações valem tanto para maquiagem facial quanto para esmaltes.

Mas, por que a criança não pode usar a maquiagem da mãe?

A maquiagem para adultos contém pigmentos e componentes químicos que não são apropriados para febre infantil. Portanto, podem causar problemas como alergias graves e dermatite de contato.

Essa última é um tipo de reação inflamatória, cuja a causa é algum tipo de produto que irrita a pele.

Então, não deixe sua maquiagem perto das crianças, e se a sua filha quiser brincar de se maquiar, compre um kit de maquiagem infantil.

Dicas para escolher maquiagem para criança

Na hora de escolher maquiagem para criança, observe se o produto tem o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa. Pois, esse é o principal cuidado que você deve ter.

O número de registro da Anvisa começa sempre com o número 2, e tem normalmente de 9 a 13 caracteres.

Então, não é difícil de identificar se a maquiagem para criança que você escolher tem o selo da agência. Dessa forma, você consegue identificar se o produto foi testado antes de ser liberado para uso.

Escolha também produtos hipoalergênicos, ou seja, aqueles feitos com produtos que não costumam causar alergia a nenhuma pessoa.

Além desses cuidados preliminares, há algumas outras dicas para escolher maquiagem para criança que você pode seguir.

Baixo poder de fixação

Os cosméticos de uso infantil não são feitos para aderir a pele por muito tempo. Mas, alguns deles podem durar mais do que outros.

Então, opte por uma maquiagem para criança com baixo poder de fixação. Pois, esses produtos são mais seguros para a criança brincar.

O mais importante é que o produto seja fácil de remover, e saia facilmente com um pouco de água.

Conservação e textura da maquiagem para criança

Antes de comprar, verifique também se o produto escolhido está em bom estado de conservação. E tem uma textura adequada, macia, para o uso infantil.

Aqui vão algumas dicas para não errar na escolha:

  • Confira se as cores não estão desgastadas;
  • Verifique a data de fabricação;
  • Confira se o produto sai facilmente da pele;
  • Faça um teste na pele e sinta como é a textura.

Uma boa forma para testar o produto antes da compra é pedir para loja uma amostra da mesma marca. Depois, é possível levar uma caixa fechada da maquiagem escolhida.

Com esses cuidados, você tem maior segurança ao adquirir uma maquiagem para criança.

Maquiagem para criança com sabor

Algumas maquiagens feitas para criança têm sabor ou aroma de frutas, tutti frutti, chocolate, entre outros.

Não há problema com essa escolha, contanto que o produto seja seguro para ingestão dentro de determinada quantidade.

Caso perceba que a maquiagem escolhida tem sabor ou cheiro gostoso, se informe sobre os riscos de a criança ingerir antes de comprar.

Por esse mesmo motivo, algumas marcas fazem seus produtos com sabor amargo, para evitar que a criança faça a ingestão.

Fabricante e loja para comprar maquiagem para criança

A escolha do fabricante e da loja comprar o produto também é muito importante. O ideal é se informar com antecedência sobre ambos.

Portanto, faça uma pesquisa prévia sobre os fabricantes e levante algumas informações sobre eles. Se possível, converse com outras mães que adquirem maquiagem para criança.

A credibilidade da loja também é um item importante, principalmente se você pretende comprar pela internet. Então, escolha a loja, e confira se a ela tem uma boa reputação.

Se for uma loja física, o melhor é ir pessoalmente. Porém, caso compre pela internet, faça uma pesquisa e confira: informações sobre a qualidade dos produtos, marcas disponíveis e formas de entrega.

Verifique ainda se o site indica todas as informações necessárias, como faixa etária recomendada, fabricante e ingredientes.

Concluindo

A maquiagem para criança é uma brincadeira comum entre muitas meninas e até alguns meninos.

Então, se as suas crianças mexem na sua maquiagem, e querem brincar de ser gente grande, pode ser uma boa ideia comprar um produto infantil adequado.

E com todos esses cuidados, as chances de adquirir o produto errado são pequenas.

Seus filhos usam maquiagem para criança? O que você acha dessa brincadeira? Comente!