É comum uma mãe de primeira viagem ter dúvidas e inseguranças. Afinal, ela está gestando uma vida que em poucos meses vai nascer e necessitar de todos os cuidados com a saúde e desenvolvimento. A maternidade, apesar de ser desafiadora, tem seus encantos com momentos inesquecíveis que transformam uma mulher.
Nesta jornada de descobertas e aprendizados é normal querer saber de tudo um pouco e tentar se preparar da melhor forma. Por isso, separamos dicas importantes para as mamães. Confira a seguir!
O que uma mãe de primeira viagem deve saber?
A gestação já é um momento mágico, só de sentir o bebê se mexendo na barriga já desperta a alegria e o amor em qualquer mamãe. Após o nascimento, cada momento é único, desde um sono tranquilo, um sorriso de alegria do bebê, até mesmo um choro. Pensar em cada detalhe e planejar tudo, é uma ótima maneira de aumentar sua confiança e preparar-se para esse momento.
Veja alguns passos:
Realize o pré-natal
A primeira dica é: ao descobrir que está grávida corra para fazer o pré-natal. É de extrema importância para a saúde do bebê e da mamãe. É um acompanhamento médico com uma série de consultas e exames com um obstetra. Assim, se consegue monitorar a gestação e prevenir qualquer intercorrência.
Cuide de sua alimentação
Uma alimentação saudável é fundamental para fornecer os nutrientes tão essenciais para o feto. Inclua diferentes tipos de legumes, verduras, frutas, proteínas e gorduras boas.
É comum os médicos também prescreverem complexos vitamínicos para completar a alimentação e evitar complicações, como má formação, hipertensão, etc. Além disso, a hidratação também deve ser priorizada.
Faça um planejamento
Os preparativos para receber o bebê são muitos e devem ser bem planejados. Liste tudo o que você precisa fazer, inclusive suas consultas, exames, compromissos, etc. Inclua também a aquisição do enxoval, organização do quartinho do bebê e da casa, entre outros. Organize os itens com datas limites para finalizar, colocando quem pode te ajudar e as observações especiais. E lembre-se de incluir o chá de bebê e outras confraternizações importantes também.
Defina tudo o que você precisa comprar
O enxoval do bebê é uma parte muito importante da gestação. Liste tudo o que você vai precisar, incluindo itens para cuidar da saúde do bebê, vestimenta, alimentação, higiene, passeio e brincadeiras. Coloque em ordem de prioridade para adquirir primeiro os básicos e indispensáveis e só após seguir com os demais.
Lembre-se que familiares e amigos podem dar alguns presentes no chá de bebê e no nascimento. Então, não precisa comprar tudo de uma vez, considere comprar os itens importantes até o início do semestre final da gestação.
Uma dica de ouro é buscar lojas confiáveis que trabalham exclusivamente com linhas próprias para bebês, incluindo roupas, brinquedos, artigos para higiene, amamentação e saúde, carrinho de passeio, acessórios para segurança e muito mais.
Assim, você terá acesso a produtos de qualidade, com foco no desenvolvimento infantil e que podem complementar a sua lista de enxoval.
Elabore seu plano de parto
É um cronograma para te guiar e orientar a equipe médica sobre suas vontades. No momento de definir cada detalhe, o seu obstetra e familiares podem te ajudar a escolher a melhor opção, porém inclua saídas e seja flexível para eventuais mudanças ou intercorrências.
Deve conter o local do parto, médico, doula, o que precisa levar, se deseja receber anestesia, o tipo de parto e outras informações pertinentes. Essa é uma maneira de evitar imprevistos e você fica mais confiante.
Tenha uma rede apoio
Receber ajuda e distribuir responsabilidades é uma maneira de você não ficar completamente sufocada. Não tenha vergonha de receber auxílio dos seus familiares e amigos, delegando funções para cada um, dividindo a responsabilidade. Assim, você terá um tempinho para você, para resolver qualquer coisa ou relaxar, enquanto alguém cuida do bebê.
Estude sobre maternidade e cuidados com o bebê
Tem muita coisa envolvida no universo da maternidade, com informações sobre educação, cuidados, desenvolvimento da criança e muito mais. É fundamental pesquisar sobre o assunto para quando chegar o momento do nascimento, conseguir tomar decisões sábias. Porém, não se cobre. Os livros não ensinam tanto quanto a prática.
Também busque os cuidados que deverá ter com o bebê, principalmente sobre as necessidades básicas, como banho no recém-nascido, troca de fralda, coto umbilical, cólicas, soluços, arrotos, uso de produtos infantis, desenvolvimento da criança, amamentação, alimentação e muitos outros.
Conferiu as dicas ideais para mãe de primeira viagem? Com planejamento e cuidado com os detalhes, você consegue preparar-se e organizar tudo a tempo. Qualquer dúvida que tenha dúvidas busque orienta-se com seu obstetra e divida com seus familiares suas expectativas.
Gostou do artigo? Compartilhe com outras futuras mamães para ajudar elas também nesta fase tão inesquecível na vida de uma mulher!