É de extrema importância os bebês e as crianças tomarem as vacinas programadas para manter uma boa saúde e prevenir doenças. Porém, essa prática pode gerar dor, ansiedade e medo nos pequenos. Afinal, receber uma agulhada, apesar de seus benefícios, é um tanto desconfortável.
Pensando em formas de como aliviar dor de vacina em bebê, separamos dicas essenciais que vão deixar esse momento mais confortável:
Dor e vacinação em crianças, o que fazer?
Pode ser muito desconfortável para um adulto tomar uma vacina ou qualquer outra injeção, imagina para um bebê. Buscar estratégias para aliviar a dor, como também os sintomas pós-vacina, é fundamental para o bem-estar do pequeno. Durante a aplicação, as crianças sentem a dor da picada e não entendem bem o que está acontecendo, por isso a irritabilidade e ansiedade.
Após a vacina, os pequenos podem ter sintomas, como febre, desconforto na região da aplicação, inchaço, vermelhidão, entre outros. Isso acontece devido a resposta do organismo à vacina. Porém, esse efeito dura somente algumas horas, ao contrário da imunização, que pode durar pela vida toda.
As vacinas são uma preparação biológica que permite o organismo adquirir imunidade para com uma doença específica. Podem ser aplicadas por diferentes vias, tais como oral, subcutânea e intramuscular. Dentre elas, a via intramuscular é a que comumente gera dor, pois sua administração é no músculo.
Aposte em um aparelho específico para amenizar dor de vacina
Muita gente ainda não conhece, mas há uma maneira muito eficiente para amenizar a dor de vacina em bebê, crianças e até mesmo em adultos. A Likluc inovou com esse produto, desenvolvendo um item especialmente para o alívio da dor no momento da aplicação de injeções diversas.
O aparelho é um item para alívio de dor de vacina, chamado de Pikluc, tem formato de borboleta e apresenta mini pontas que ajudam na sensibilização da região, no momento da aplicação.
Ele atinge diferentes nervos na região, distribuindo o impacto da perfuração e amenizando a dor. É reutilizável e de uso individual.
Acompanhe o bebê no momento da aplicação
Nada como o amor de uma mãe ou pai para com seu bebê, principalmente em um momento delicado. Contato de pele a pele, abraços, beijos, carinhos e conversaspara acalmá-lo são estratégias eficazes para dar apoio ao bebê ou criança.
Tente ter a atenção do pequeno e até mesmo a explicar o que irá acontecer, ainda que o bebê não compreenda, ele sente segurança e acolhimento.
Utilize a técnica de amamentar durante a vacinação
A Organização Mundial de Saúde (OMS), publicou um documento recomendando a amamentação no momento da aplicação da vacina e também após. O motivo seria que a sucção é analgésica para os pequenos, pois é rico em endorfina, substância química que auxilia a suprimir a dor, além de muito nutritivo.
Adicione uma compressa com água fria no local
Colocar uma compressa fria na região da picada auxilia bastante no alívio da dor. O tempo recomendado é de 10 minutos, 3 vezes ao dia, podendo realizar por 2 dias. Assim, ajuda a diminuir a inflamação no local e logo seu bebê ficará sem dor. Caso prefira, há no mercado compressas adesivas em gel refrescante, que também funcionam muito bem reagindo da mesma forma.
Distraia o seu bebê
Utilizar estratégias de distração é uma boa maneira de ter atenção do bebê durante a aplicação da vacina. Pegue aquele brinquedo favorito do pequeno, ou qualquer outro, podendo ser pelúcia, chocalho, mordedores, bonecas, entre outros, e brinque de maneira a ganhar a atenção da criança até finalizar o momento da picada.
Assim, consegue-se reduzir a angústia e a ansiedade, proporcionando mais diversão e menos tensão.
Mantenha a calma
Lembre-se que os bebê conseguem captar nossas emoções, e, se estivermos em pleno estresse e angústia, eles também vão absorver isso. Mantenha a calma no pré, durante e pós-vacinação, demonstrando confiança e serenidade à criança. Ajuda o pequeno a não ter preocupações, ansiedade e nem temer a vacina.
E quando buscar um médico?
Cada organismo pode reagir de forma diferente, alguns podem desenvolver reações intensas após a vacinação. Caso a vermelhidão, inchaço, dor intensa ou febre permaneça por mais de uma semana procure o médico, pois pode ser uma reação alérgica.
Nunca deixe de vacinar seu bebê
Com todas essas recomendações para aliviar a dor de vacina no seu bebê, você possui mais aporte para passar por esse momento. Tenha em mente que as vacinas salvam vidas, previnem graves doenças e seus benefícios é para a vida toda.
Contribua para saúde e bom desenvolvimento do pequeno e nunca deixe de realizar esse ato de amor.
Gostou do artigo? Compartilhe com suas amigas e amigos!