Como ensinar educação financeira para crianças

Como ensinar educação financeira para crianças?

Investir em educação financeira para crianças é a melhor forma de prepará-las para enfrentar os desafios da vida adulta, administrar seus bens e viver longe das dívidas.

Para isso, é necessário desenvolver nelas a capacidade de administrar seu dinheiro, acompanhar suas finanças, planejar o futuro, escolher produtos financeiros e manter-se informado sobre esse assunto.

Apenas com a educação financeira você consegue aprender como é que o dinheiro funciona. Infelizmente no Brasil não existe a cultura de falar sobre isso e muitas ideias negativas são plantadas nas cabeças dos pequenos sobre ter dinheiro.

Mas fala sobre finanças pessoais para os pequenos é muito importante, pois só assim ele poderá tomar decisões sobre suas finanças e poderá ficar livre de dívidas e problemas financeiros.

Por que as crianças precisam de educação financeira?

Muitas das decisões que você toma diariamente têm um impacto direto ou indireto em suas finanças. Portanto, a educação financeira pode ajudá-lo a prevenir riscos que comprometem sua estabilidade financeira e, portanto, seus planos futuros.

Educar as crianças sobre dinheiro não é apenas dar mesada ou pagar para que elas façam suas atividades obrigatórias.

Mas sim instruí-las sobre poupar, gastar e investir. E isso pode ser feito de inúmeras formas, desde conversas, até explicação de livros, jogos, atividades familiares e muito mais.

Formas de ensinar sobre educação financeira para crianças

A educação financeira é uma disciplina que nos permite compreender como funciona o dinheiro e você pode aplicar essas lições das seguintes formas:

  • Incentive o hábito de poupar;
  • Dê a seus filhos e filhas um salário para que eles possam aprender a sobreviver;
  • Ensine-lhes o que é dinheiro;
  • Explique a diferença entre as despesas necessárias e as que não são; e
  • Ensine-os a fazer compras inteligentes.

Para poder ensinar seus filhos sobre o assunto, é preciso aprender pelo menos as informações básicas sobre finanças pessoais.

Isso é possível através de cursos de economia. Muitas instituições de ensino possuem cursos gratuitos sobre finanças pessoais.

Outra forma de aprender é investir em livros. Há muito material interessante sobre o assunto escrito por brasileiros, homens e mulheres que entendem a realidade da nossa economia e dão dicas reais e aplicáveis para todas as muitas realidades econômicas do nosso país.

E por falar em realidade, é importante que você, como adulto responsável, se mantenha atualizado nas notícias do setor.

A economia muda todos os dias, com novos assuntos surgindo como é a chegada das criptomoedas. Já ouviu falar sobre isso?

As moedas digitais são uma realidade e que em breve fará parte do dia a dia de todo mundo. Sendo assim, comece agora mesmo a saber sobre bitcoin, quanto vale o BTC BRL, que é o par de negociação entre o Bitcoin e o Real Brasileiro, quantas criptos existem e quais são as mais interessantes para se investir.

Apenas quem tem interesse em melhorar suas próprias condições econômicas poderá ensinar educação financeira para crianças e assim desenvolver jovens conscientes e capazes de lutar por uma vida melhor e com controle sobre seus gastos.

Mostre para os seus filhos o quanto isso é importante e pode mudar o futuro para sempre, criando um caminho para a prosperidade e liberdade financeira.