filmes de criança

6 filmes de criança para assistir em 2021

Repleto de cores e personagens tão inusitados quanto fantásticos, esse é o universo dos desenhos animados e dos filmes de criança.

Aliás, engana-se quem acha que estes recursos servem apenas para o entretenimento, eles também são importantes ferramentas para o desenvolvimento infantil.

Afinal, inúmeras dessas histórias são roteirizadas e dramatizadas para despertar no público que assiste, sensações como empatia, criatividade, consciência ao meio ambiente e respeito por tudo aquilo que é diferente.

São importantes meios para a construção do imaginário, além de ideias e estímulos a curiosidade sobre determinadas questões que envolvam a nossa vida social. Isso tudo através de uma linguagem inclusiva e divertida.

Pensando nisso, neste artigo trouxemos uma lista com 6 filmes infantis e educativos para você relembrar e aproveitar todos os benefícios que esta arte é capaz de proporcionar aos pequenos.

Vamos conferir?

Principais filmes de criança para assistir com os filhos

Nem só de aula online as crianças vivem, não é mesmo? Por isso, os filmes infantis podem ser uma boa pedida para os incentivarem a aprender mesmo dentro de casa.

Aliás, essa é uma boa maneira de acostumá-los com as experiências pelas quais eles ainda não passaram. Portanto, que tal conhecer uma lista de filmes que pode te ajudar? Acompanhe!

1. Procurando Nemo (2003)

O famoso Procurando Nemo é um dos filmes de criança mais encantadores do mundo.

Na história, conhecemos um pequeno peixe-palhaço que vive aventuras inesperadas depois de ser capturado por um mergulhador.

Enquanto isso, Marlin – o pai de Nemo – desbrava o perigoso oceano em busca de trazer o seu filho de volta para casa. Em meio à essa jornada, ele conhece Dory, uma peixinha com problemas de memória, mas com um coração enorme e cheio de atitudes positivas.

De fato, ela se tornou uma personagem tão querida, que ressurgiu em 2016 como protagonista de Procurando Dory – a continuação deste maravilhoso filme.

Muito além do humor certeiro, dos visuais atraentes e de toda a trama envolvente, a animação é capaz de nos faz lembrar da força do amor familiar, além das boas amizades – sem contar, é claro, das emocionantes demonstrações de coragem de Marlin ao enfrentar seus maiores medos para resgatar o seu filho.

2. Operação Big Hero (2014)

Em nosso segundo lugar na lista de melhores filmes de criança, não poderíamos deixar de comentar sobre Operação Big Hero. Esse filme vai muito além de uma simples aventura com super-heróis e a luta contra os vilões.

Apesar dessa animação tratar deste assunto numa maneira simbólica e bastante inteligente, Big Hero abraça um dos temas mais importantes para os filmes educacionais: a educação.

Na trama, o irmão mais velho ensina ao caçula como a faculdade pode ser uma oportunidade de adquirir novas experiências e também um lugar divertido pelo qual vale a pena estudar. É uma analogia não só para o ensino superior, como para todos os anos letivos.

Além disso, o filme também apresenta a matemática e a computação como forma de introduzir inovações na sociedade que auxiliem no bem-estar de todos.

É um dos bons filmes de criança para abrir um debate com os mais novos sobre as suas aptidões, dificuldades e sobre aquilo que eles mais curtem. Sem dúvidas, um belo jeito de entender melhor aquilo que o seu pequeno mais se interessa.

3. Valente (2012)

Valente (ou Brave, em inglês), é um filme de animação que conta a história da personagem Merida.

Ela é uma jovem princesa e tem um sonho fora do comum, criticada por sua mãe que desaprova o seu interesse pelo amor ao arco e flecha.

Insatisfeita com o seu destino em ter que se tornar uma princesa, além de ter uma postura mais rígida consigo mesma e ser obrigada a casar com alguém que não ama, Merida procura por uma bruxa que transforma sua mãe em urso, impedindo que ela tenha que passar por essa situação.

É claro, isso toma proporções maiores, e Merida e seus irmãos devem passar por certos desafios para desfazer esse feitiço.

O filme conta com uma personagem feminina, uma guerreira nata, e que está disposta à enfrentar qualquer obstáculo para conquistar o seu lugar no mundo.

Assim, temas como o papel da mulher na sociedade, o livre-arbítrio e a coragem, são pontos importantes para serem discutidos ao lado das crianças.

4. Viva – A Vida é Uma Festa (2017)

É com incentivos da vovó Coco, que Miguel, o personagem principal desse filme persiste no sonho de se tornar um músico aos 12 anos.

Mas, ainda que não tenha a aprovação da família, é a sua matriarca que busca auxiliá-lo durante toda a sua trajetória.

Viva – A Vida é Uma Festa explora o lado emocional entre os dois personagens, mostrando aos jovens o papel fundamental da família em suas realizações pessoais – como tal, esse é um dos melhores filmes de criança para curtir ao lado daqueles que a gente mais gosta, inclusive dos nossos filhos.

5. Wall-E (2008)

Desde o seu lançamento encantando adultos e crianças, Wall-E é considerado um clássico do cinema mundial.

Neste filme feito pela Pixar, uma das maiores produtoras de desenhos animados do mundo, o tema explorado são a fauna e a flora do planeta Terra e a dependência da sociedade humana com o uso da tecnologia.

Seguindo o ponto de vista de 2 robôs, ele mostra uma população humana vivendo nos confins do espaço, visto que o planeta se tornou impróprio para a vida humana – e praticamente de quaisquer espécies.

O personagem principal é um simpático robozinho que tem como missão limpar o planeta dos lixos descartados pelos humanos. Por outro lado, Eva é responsável por localizar algum tipo de vida orgânica em meio as montanhas de lixo e entulho.

Diante de todas as reflexões deixadas pelo filme, ele apresenta de uma forma mais lúdica, as consequências da falta de atividades físicas.

Além disso, com um final tocante e uma mensagem fascinante, esta obra é indispensável para uma boa lista de filmes de criança.

6. Divertidamente (2016)

Divertidamente é mais uma das grandes animações da Pixar, sendo uma excelente opção para jovens e adultos.

A trama conta a história das emoções que controlam as ações e lembranças de Riley, uma menina de 11 anos. Cada uma de suas emoções é retratada por diferentes personagens, que se referem à Tristeza, Raiva, Alegria, Medo e Nojinho.

Assim, durante todo o decorrer deste filme, é possível aproveitar para realizar atividades com o seu filho. Um bom exemplo disso é ir pausando a cada vez que uma nova emoção surge na tela, e ir pedindo para que ele fale alguma coisa que associe a este sentimento.

A ideia do filme vem para mostrar que está tudo bem ter emoções ruins e positivas. Afinal, cada uma delas fazem parte do nosso ser e tudo o que a gente precisa é trabalhar para melhorar as situações negativas que possam surgir.

Conclusão

Curtiu a nossa lista de filmes de criança para assistir ao lado do seu filho? Estes são apenas alguns dentre as milhares de obras que o seu filho pode assistir em família, além de ajudá-lo a entender mais sobre o que cada história deseja realmente ensinar.

E como adultos, cada um desses que foram listados, também há muito o que nos ensinar como seres humanos e algo que podemos levar para a nossa rotina e a nossa vida como um todo.

Agora, que tal preparar aquela deliciosa pipoca e curtir o primeiro filme da lista ao lado do seu pequenino?