Livros infanto juvenil para ler – 5 dicas para você

A procura de bons livros infanto juvenil para ler, mas esta sem ideias no momento?

É inegável a importância da leitura para o nosso crescimento pessoal. Afinal, podemos viajar para lugares distantes e ter acesso a uma infinidade de conhecimentos através do hábito da leitura.

Mas, os nossos interesses mudam conforme a nossa idade. Logo, um livre que é interessante para uma pessoa adulta pode não agradar muito aos jovens.

Além disso, existem livros que não são recomendados para crianças e adolescentes, pois possuem conteúdos inadequados a essas faixas etárias.

Então, continue lendo e confira agora 5 dicas de livros infanto juvenil para ler.

1. O Muro no Meio do Livro

Escrito por Jon Agee, O Muro no Meio do Livro é uma publicação da Editora Pequena Zahar. A obra, que não é brasileira, é uma das melhores traduções de livros infanto juvenil para ler.

A história gira em torno de um cavaleiro, aliás um pequeno cavaleiro, que tem absoluta certeza que há um muro no meio do seu livro. E que esse muro protege a parte boa do livro, onde ele está, dos perigos do outro lado.

O que há de tão terrível do outro lado? Bem, coisas como tigres famintos, um ogro que devoraria o cavaleiro com uma mordida e até rinocerontes.

No entanto, nesse livro nem tudo o que é parece. A obra brinca com a imaginação infantil e usa uma boa dose de humor para tratar diferentes questões ao longo da trama.

2. Livros infanto juvenil para ler – Pinóquio, o Livro das Pequenas Verdades

Outro entre os melhores livros infanto juvenil para ler é a obra Pinóquio, o Livro das Pequenas Verdades, de Alexandre Rampazzo. E publicado pela Editora Boitatá.

Quem não conhece Pinóquio, o boneco de madeira que não pode contar mentiras, ou seu nariz não para de crescer? E que está em busca de tornar-se um menino de verdade?

Um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos, Pinóquio guarda uma série de ensinamentos e reflexões para todas as idades. Além disso, é uma obra lúdica e onírica, perfeita para divertir qualquer pessoa enquanto lê.

Nessa linda obra de Rampazzo, o autor nos convida a fazer uma linda reflexão sobre quem realmente somos. É um livro cativante, ideal para crianças mais velhas, na pré-adolescência e adolescentes.

3. O Pequeno Príncipe Preto

Escrito por Rodrigo França, o Pequeno Príncipe Preto é outra boa escolha entre os livros infanto juvenil para ler, publicado pela Editora Nova Fronteira.

O pequeno príncipe vive em um pequeno planeta, na verdade minúsculo, onde moram apenas ele e uma árvore Baobá.

Então, na época das grandes ventanias, o menino viaja a diferentes planetas onde ensina muitas lições de amor e empatia. É uma linda obra, com um tom poético e muitos exemplos práticos de como compartilhar a vida em harmonia com seus semelhantes.

Na verdade, o Pequeno Príncipe Preto é originalmente uma peça infantil que já foi apresentada em todo o Brasil. Portanto, além de encantar a plateia onde quer que vá, agora a sua história também pode ser lida por qualquer pessoa.

Obra perfeita para crianças de qualquer idade, adolescentes, e até mesmo para alguns adultos.

4. Livros infanto juvenil para ler – Quase Ninguém Viu

Quase Ninguém Viu é uma obra da escritora Aline Abreu, que foi publicada pela Editora Jujuba.

Esse é dos livros infanto juvenil para ler mais recomendados para crianças menores. Pois, com uma linguagem apropriada a faixa etária, a autora trata questões importantes como:

  • Quem somos?
  • De onde surgimos?
  • Quem são as pessoas que convivem conosco?
  • Como são formadas as nossas relações e vínculos afetivos.

Tudo narrado de forma muito lúdica através da história de um pequeno sapo que se perde da sua família. E, então, sai em uma busca por sua própria essência e também pela família que perdeu.

No meio dessa procura, o sapinho faz muitas reflexões importantes, e instiga o leitor a continuar lendo até o final para conferir o desfecho.

5. Os Diferentes

A obra Os Diferentes é do escritor Paulo Bossio. Publicado pela Editora Pau no Gato, é outra ótima dica de livros infanto juvenil para ler.

Aqui, o leitor encontra uma história instigante e um tanto misteriosa. Pois, a trama trata de uma menina que ao acordar sai caminhar pelas ruas e faz diferentes descobertas.

Tudo o que ela encontra pelo caminho, ponto de ônibus, lanchonetes, pessoas, é uma descoberta. Portanto, é uma leitura muito recomendada como livro infantil para crianças que estão vivenciando essas descobertas na prática.

Dicas finais

E então, curtiu as nossas dicas de hoje de livros infanto juvenil para ler? Espero que sim!

Lembre-se: incentivar o hábito de leitura entre crianças e adolescentes é muito importante. E, essa não precisa nem deve ser apenas uma tarefa da escola. Já que os pais também podem fazer isso desde cedo, dentro de cada.

Portanto, que tal dar um livro de presente para seu filho ou filha na próxima data comemorativa em família? Gostou da ideia? Comente!

Livros infanto juvenil